A inovação é um dos pilares que sustentam toda a estratégia do Itaú Unibanco, com um ecossistema bastante robusto para suportar a transformação tecnológica da maior instituição financeira da América Latina. No ICTi, acreditamos que inovar não é apenas criar soluções inéditas, mas também garantir que estas sejam aplicadas, protegidas e reconhecidas. Com o programa de propriedade intelectual, consolidamos nosso compromisso com a geração de conhecimento e com a proteção das inovações que desenvolvemos, especialmente por meio de patentes.
Esse movimento estratégico reflete não apenas a visão do ICTi, mas também o apoio do Itaú, que compartilha conosco a crença de que patentes são instrumentos fundamentais para assegurar o pioneirismo e valorizar as soluções desenvolvidas. Registrar nossas inovações significa garantir que elas possam evoluir com segurança, gerando impacto positivo para a sociedade e para os negócios.
Enviesador é a nossa primeira patente publicada
Com orgulho, anunciamos que o ICTi teve seu primeiro pedido de patente publicado no INPI e agora aguarda a sua concessão. Esse marco representa muito mais do que um registro: é a materialização do nosso esforço contínuo em pesquisa, desenvolvimento e inovação.
O documento de patente, chamado Enviesador, é um framework para Red Teaming, projetado para detectar vieses implícitos em sistemas de recomendação e modelos de inteligência artificial. Inspirados em definições da psicologia social, comportamental e da sociologia, entendemos viés implícito como um erro na tomada de decisão, relacionado a sugestões, recomendações, julgamentos e outros comportamentos semelhantes aos humanos.
Por que o Enviesador é diferente?
Enquanto a literatura tradicional sobre detecção de vieses implícitos segue caminhos já conhecidos, o Enviesador propõe uma abordagem disruptiva. Utilizamos Embeddings Contextuais de Transformers para identificar outliers por meio do algoritmo Isolation Forest, aplicando inputs contrafactuais para ampliar a robustez da análise. Além disso, incorporamos um fluxo adicional que avalia recomendações de produtos com base em Reconhecimento de Entidades Nomeadas (NER), verificando se os modelos tendem a reforçar estereótipos ligados a grupos sociais.
Essa combinação única de técnicas coloca o ICTi na vanguarda da pesquisa aplicada à ética e à confiabilidade em IA, reforçando nosso compromisso com soluções que inovam e promovem responsabilidade e inclusão. Confira aqui o documento completo do pedido de patente publicado.
Este é apenas o começo. A publicação do primeiro pedido patente é o primeiro passo de um processo que representa nossa determinação em proteger e valorizar as soluções dentro do nosso processo de pesquisa, desenvolvimento e inovação, fomentando uma cultura de propriedade intelectual.